miércoles, 8 de abril de 2009

El mesías ario en portugués

O Messias Ariano

  • 2009-01-15
  • por: O Messias Ariano, Mário Escobar, Bertrand Editora

O primeiro livro de Mario Escobar a ser publicado em Portugal, O Messias Ariano, situa-se entre os romances de aventuras, intriga e acção do século XIX e os thrillers contemporâneos. Ao longo das suas páginas o leitor viaja no tempo, desde a lenda dos Quatros Reis Magos, às viagens de Vasco da Gama à Índia, numa busca plena de enigmas perseguições e reviravoltas entre Madrid, Lisboa, Colónia, Viena, Sarajevo e Munique.

A acção começa no Verão de 1914 quando dois polícias, um espanhol e outro norte-americano, se vêm obrigados a trabalhar juntos para esclarecer um enigmático acontecimento verificado em Madrid, onde três professores - um antropólogo, um historiador e um especialista em línguas mortas - aparecem automutilados e em estado de choque na Biblioteca Nacional.

Que explicação haverá para que um tenha arrancado os olhos com as próprias mãos, outro tenha cortado a língua com os dentes e o outro tenha amputado as orelhas? Que terão eles descoberto para ter chegado a esse extremo de loucura?

Tudo parece estar relacionado com um enigmático livro trazido para a Europa por Vasco da Gama na sua primeira viagem à Índia. Este encerra uma profecia que remonta às origens do cristianismo y que alerta para a chegada de um messias ariano que governará o mundo.

Com a Primeira Guerra Mundial quase a estalar, Hércules e Lincoln encetam então, em contra-relógio, uma vertiginosa jornada que os levará de uma explicação para outra, decifrando mensagens ocultas durante séculos. Um quebra-cabeças que deverão resolver antes que a Europa entre em guerra e que as profecias em que tantos homens parecem estar interessados se cumpram.

Tal como têm feito Carlos Ruíz Zafón, Idelfonso Falcones, Matilde Asensi e Julia Navarro, entre outros, Mario Escobar apresenta neste O Messias Ariano um cocktail de religião, história e intriga, numa combinação literária que não pára de conquistar leitores em todo o mundo.



Sobre Mário Escobar

Licenciado em História e Diplomado em Estudos Avançados em História Moderna, escreveu inúmeros artigos e livros sobre a Inquisição, a Reforma Protestante e as seitas religiosas. É colaborador habitual da National Geographic História e História 16.

Trabalha como director executivo de uma ONG (Missão Contra a Lepra) e é director da revista Nueva Historia para el Debate. Interessado nos mistérios ocultos por detrás da história, da religião e da ciência, tem dedicado toda a sua vida a desvendá-los.

Como se percebe, é apaixonado pela História e pelos seus enigmas, tendo estudado em profundidade temas relacionados com a Igreja, e com os distintos grupos sectários que têm surgido do seu seio, e com o descobrimento e colonização da América, focando-se especialmente na vida de personalidades heterodoxas espanholas e americanas.


Críticas

«Os aficionados de romance histórico com um toque de aventura e mistério não podem fazer qualquer reparo a este livro, cuja história se desenrola numa período turbulento da História Europeia que se viria a transformar em algo muito pior, turvo e sinistro do que se poderia então a imaginar».
Regian Irae

«O Messias Ariano é um exemplo perfeito de literatura de entretenimento trabalhada com talento e originalidade que surpreenderá e conquistará todo o tipo de leitores».
David Yagüe



O Messias Ariano
Mário Escobar
Bertrand Editora
Disponível a partir de 23 de Janeiro



Mario Escobar



PhD in History and a graduate of advanced studies, specializing in Modern History, he has written a number of articles and books on the Inquisition, the Protestant Reformation, religious sects and the discovery and the colonization of America, with a strong focus on the life of unorthodox Spaniards and Americans. He is also a frequent collaborator with National Geographic and Historia 16. With his previous novels, “Maine Conspiracy” and “The Aryan Messiah” (published by La Fábrica de Ideas in 2007 and translated into various languages), he managed to entertain and fascinate thousands of readers. He is now back with a new adventure and his characters, Hercules Guzman Fox and George Lincoln, in “The Secret of the Assassini” (La Fábrica de Ideas, 2008)